Por Valéria Vieira
Ética é uma palavra de origem
grega, e significa aquilo que pertence ao caráter. A ética pode ser confundida
com lei, embora que, com certa frequência a lei tem princípios éticos. Porém,
nenhum indivíduo pode ser compelido pelo Estado ou por outros indivíduos a
cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a
estas. Mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
Existem códigos de ética
profissional, que indica como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua
profissão. A ética jornalística brasileira discorre sobre o direito à
informação por parte de quem lê, e a obrigação do jornalista em se comprometer
com o seus leitores, e não ser pautado por interesses pessoais e ser utilizado
como ferramenta por veículos ou empresas. O código toca no assunto da conduta
profissional e de sua responsabilidade, fala sobre as relações do profissional
com o seu meio. O advogado e professor de jornalismo Enzo de Lisita, diz que a
“Ética é respeitar valores de conduta que não são somente legais, mas também
aceitas pela sociedade. Por exemplo, a liberdade de imprensa (embora legal) não
pode ultrapassar valores de uma sociedade quando trata de forma incorreta as pessoas.”
Segundo o Ministério do Trabalho,
a cartilha do jornalista tem as seguintes funções. Informar o público com
responsabilidade. Na coleta de informações é preciso confrontar dados, fatos e
versões, apurar e pesquisar. É preciso qualificar a informação recebida.
O código de ética do jornalista
brasileiro vigora há 20 anos. Os debates para a sua atualização foram iniciados
em 2004 e em 2006 no XXXII- Congresso Nacional da categoria deliberou-se que as
alterações seriam definidas em congresso
extraordinário e especifico sobre o tema, precedido de consulta pública à
sociedade. Vale registrar, ainda que o código da Ética dos Jornalistas
Brasileiros não é o único documento que
reúne diretrizes para o exercício da profissão no país. Existe a Lei Nacional
da Imprensa, em vigor desde 1967, e outra instituição de mídia também possui um
código específico, como a Associação Brasileira de Representante de Veículos de
Comunicação, que também redigiram textos específicos para orientar seus sócios
no exercício da atividade midiática. Nesses casos, trata-se de códigos mistos,
voltados para patrões e empregados mas principalmente para os primeiros, ao
contrário do código de Ética jornalística, claramente formulado e voltado para
a orientação dos jornalistas-funcionários.
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