quinta-feira, 15 de maio de 2014

Semana de Jornalismo e sua repercussão entre os alunos

 Por Crispiano Filho


“Futebol e Identidade Nacional”. Foi este o tema que o corpo docente do curso de Jornalismo da Fasam escolheu para sua última Semana de Jornalismo. Aproveitando que o mundial de futebol está prestes a acontecer no Brasil.
A conferência de abertura no dia 24 de abril contou com a presença do sociólogo mexicano Fernando Trejo e o tema abordado foi “A vida de Diego Armando Maradona a partir dos relatos do jornalismo argentino”. Já dia 25, houve debate sobre a Copa do Mundo, com vários profissionais especializados em jornalismo esportivo.
Para o encerramento houve a oficina sobre cobertura jornalística com a professora Núbia Simão, que ofereceu aos alunos a oportunidade de aprender um pouco sobre a rotina dos profissionais de jornalismo frente a um grande evento esportivo como a Copa do Mundo; além de discutir a influência desse esporte sobre a nossa e outras sociedades.
O “Amor à Notícia” ouviu alguns alunos sobre qual imagem e experiências ficaram de um evento como este, pois a Semana de Jornalismo e feita para nós, os alunos.

“A semana de jornalismo é a oportunidade dos alunos terem contato com profissionais que atuam no mercado. Dá aos alunos a experiência de trocarem informações. Tirar dúvidas e aumentar o conhecimento a respeito do mercado
de trabalho. Enfim é fundamental a participação dos alunos na semana de jornalismo”.
Rafael Arcanjo

“A melhor parte da Semana de Jornalismo foi a oficina com a professora Núbia Simão, que explicou detalhadamente o trabalho de um repórter de TV, e gentilmente se dispôs a corrigir as pautas produzidas pelos alunos”.
Heliel Barbosa

“A semana de jornalismo ocorrida na Fasam foi de tamanha importância para os alunos, pois o tema foi sobre futebol em pleno ano da copa no nosso país. O mundo inteiro está de olhos voltados para o Brasil, com isso as universidades não podem ficar de fora desse debate sobre o futebol, já que a população brasileira tem o futebol como uma identidade nacional. Daí a importância de se tratar um tema como esse na semana de jornalismo.”
Phamella Adriana Rodrigues

Futebol é uma paixão nacional, discutir esse tema tão próximo do mundial que acontecerá no Brasil trouxe para as salas de aulas um debate que é amplamente difundido nas ruas. Porém, sendo explorado pelos profissionais da comunicação que enxergam sempre além do esporte em si e repassam todos esses novos e diferentes pontos de vista a população.
Foi uma oportunidade de compreender melhor a importância do evento para o nosso segmento, a rotina dos jornalistas antes e durante o evento e o mais importante: analisar as mudanças que  esse esporte causa em uma sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário