quinta-feira, 8 de maio de 2014

REPORTAGEM ESPECIAL. CAFÉ DE IDEIAS EDICÃO 2014 COM DEMÉTRIO MAGNOLI


Por Jéssica Alves. 


Público do Café de Ideias

O Café de Ideias, projeto idealizado pela coordenação de Nasr Chaul com a curadoria de Lisandro Nogueira, prestigia Goiânia com mais uma edição de muito conhecimento e alto conteúdo nas diversas áreas da comunicação social; neste ano nomes como Fernando Gabeira (jornalista), Jorge Forbes (psicanalista), Viviane Mosé (filósofa) e Demétrio Magnoli (geógrafo e sociólogo) compõem o cenário filosófico no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A edição 2014 teve duração entre os dias 14 de março à 25 de abril.


A palestra de Demétrio Magnoli foi marcada e regada por muitos curiosos, fãs, estudantes e principalmente por muita chuva. O imprevisto chegou com muita força, granizo e vento forte, mas isso não abalou em nada a vontade das pessoas (que lotaram as duas partes do auditório) em prestigiar a palestra do sociólogo. Apesar de alguns atrasos devido à chuva e a locomoção até o auditório (auxiliada pelos guardas com seus grandes guarda-chuvas), Demétrio Magnoli logo começou seu discurso onde abordou o tema sobre “O Brasil, 20 anos depois do Plano Real”.

O conferencista Demétrio Magnoli
Demétrio Magnoli é autor de diversas obras como, O corpo da pátria (Unesp/Moderna), Uma gota de sangue (Contexto), Liberdade versus Igualdade (Record) e a Vida louca dos revolucionários (Leya). Além de sociólogo e doutor em Geografia Humana também integra o Grupo de análises da Conjuntura Internacional da USP, atualmente é também colunista dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo.

Magnoli é conhecido pelo posicionamento contrário à política de cotas para negros e pelas críticas aos dois governos de Lula e o atual, de Dilma Rousseff. 



Crispiano (repórter do blog Amor à Notícia) assistindo a palestra

No desenrolar da grande questão política observou-se muitos olhos atentos e quietude animadora da platéia, um dos membros da equipe que compõe o blog não desgrudou os olhos da tela montada em outro espaço para capacitar o numero de pessoas presentes no evento.
Logo entende-se a interação e atenção da público quando dá ouvidos as primeiras verdades ditas logo em 30 minutos de palestra, tidas visivelmente como sendo as verdades que nós não paramos para observar. “O Brasil não concluiu a formação de uma burocracia pública profissional (até hoje), porque a faixa superior dessa burocracia pública profissional não foi criada porque as elites políticas não deixaram –E é por isso que o Brasil tem cerca de 40 a 50 mil (só federais) cargos livre de ação políticas, os cargos de livre nomeação política que são esses cargos eleitorais preenchidos por primos, amigos de doleiros e por aí afora substituem a camada superior da democracia pública profissional que não foi criada no Brasil”. O sociólogo dá ainda exemplos sobre números maiores como: “Uma cidade média com vontade de ser metrópole –Eu sugiro até que morem todo mundo junto na mesma cidade”. 

Folder de programação do Café de Ideias

Magnoli comenta ainda sobre a quase eleição da candidata Marina Silva, que outrora tentou criar um partido político e não pode, devido burocracia de reunir cerca de um milhão de assinaturas de determinado número estados, significando no entanto que a candidata não pode ter um partido político; Magnoli critica ainda: “Mas X,Y e Z que vocês não sabem quem são, podem criar partidos de uma sopa de letrinhas comprando votos e assinaturas; o que significa que nós não temos liberdade partidária, é falso o que nós temos no Brasil. Liberdade partidária é um negócio onde eu você ela e ele nos reunimos e falamos: queremos fazer um partido. Escrevemos um estatuto, apresentamos no cartório da esquina e pronto, esse é o partido. “Não temos liberdade partidária no Brasil porque os partidos políticos são estatizados”.


Eduardo aluno do colégio Expressão em entrevista ao blog


Ao final da palestra alunos do ensino médio do Colégio Expressão se dispuseram a transparecer sua experiência com a palestra de Magnoli, Eduardo (na foto) estudante do ensino médio, afirma que não conhecia o palestrante e ainda não havia lido nada sobre ele. O convite da palestra no entanto veio do seu professor, porém, afirma que o convite valeu muito a pena, pois o discurso da noite foi passado de forma “enxuta” em que outros sem muita experiência (como ele), venham a entender melhor e a se interessar mais pela nossa política brasileira.


O café de ideias recebe principalmente alunos de universidades e colégios de Goiânia, um de seus muitos benefícios se baseia do certificado de horas para esses alunos. Embora em outras edições o benefício tenha sido entregue normalmente, neste evento ninguém (equipe da produção) soube informar ao certo o porquê não estavam aceitando inscrições; hora diziam ter acabado, hora diziam não fornecer mais o serviço. Mas uma coisa é certa, há pilhas de certificados de horas encalhados com a equipe deste evento que oferece o documento tão importante para os universitários. Embora alguns alunos ainda não possuem tanta obrigatoriedade no certificado há uma importante falta de conscientização de uma parcela dessas pessoas que acabam por prejudicar projetos como estes no evento.


Livro em exposição na livraria UFG "História da Paz"

Demétrio Magnoli em parceria com a livraria UFG trouxe em exposição e venda mais um de suas obras do qual foi organizador, o livro Historia da Paz (Contexto), escrito por 15 autores. Demétrio afirma ser produtor direto de uma experiência anterior com o livro Histórias das Guerras, obra de grande sucesso, onde vários autores do livro observaram que se havia a história das guerras era necessário também produzir uma história da paz, ou seja, uma história dos grandes tratados que arquitetavam em cada época uma determinada ordem política internacional e entre os estados. O livro aborda os 15 grandes tratados desde a grande constituição da igreja na idade média até o tratado de Kyoto. Segundo o sociólogo a obra não é só para quem entende do assunto, mas também para todos os interessados na história da humanidade.


Demétrio Magnoli autografando livros
Ao final da palestra, Magnoli recebeu todas as pessoas interessadas em trocar palavras, entrevistas, receber autógrafos e fotos com muita boa vontade e disposição. Agradeceu o comparecimento e se mostrou satisfeito com a participação no Café de Ideias.



Para quem não pode ir a palestra e ficou com um gostinho de quero mais, ou para quem foi e gostaria de rever novamente a participação de Demétrio Magnoli ou de outros convidados, é só clicar no seguinte link e e assistir ao vídeo completo no próprio canal Oscar Niemeyer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário